quinta-feira, 14 de maio de 2015

Boa Viagem, Monte Serrat, Ponta de Humaitá (Salvador-Ba)



Foto na ponte da Boa Viagem
"O bairro da Boa Viagem surge no período colonial e tem a sua origem com a fundação da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem entre 1712 e 1714. Da pra estacionar tranquilamente em dia de de domingo, que o dia mais movimentado nas transversais entre a boa viagem e a pedra furada na parte de cima. Forma-se o Monte Serrat que o Tomé de Souza, o primeiro Governador Geral do Brasil, que ao procurar o lugar adequado para construir uma grande povoação e um forte, como havia lhe ordenado o rei de Portugal D. João III. O Forte de Monte de Serrat, conhecido como Forte de São Felipe – denominação que perdurou até o início do século XIX – foi construído em 1583 para servir como base militar. O espaço agrega um conjunto arquitetônico formado pela Igreja de Monte Serrat, um mosteiro, o antigo Iate Clube de Monte Serrat e casas no estilo do século XIX, além de um farol, construído no começo do século XX para guiar as embarcações que passavam pela região. No dia 08 de março acontece a festividade do Presente de Iemanjá de Humaitá, na qual baianas e populares levam oferendas e pedidos à orixá considerada rainha das águas. nas proximidades tem a praia do 
                                                              Igreja da Boa Viagem



Forte de Monte Serrat ao lado da praia da Boa Viagem ao qual tirei umas fotos quando passei a virada desse ano, que tem formação de arrecifes e vista panorâmica para o Farol da barra. na virada do ano tem festa até umas horas em comemoração Senhor Bom Jesus dos Navegantes atrai a família para a santidade". Na quarta-feira (30), a imagem do Bom Jesus vai ser levada na galeota "Gratidão do Povo" até a Igreja da Conceição da Praia. No dia 31, às 11h, a Galeota Gratidão do Povo será colocada no mar e, às 15h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa do Embarque. Às 17h, a procissão marítima sairá com destino ao Porto de Salvador, de onde seguirá para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Galeota que leva imagem de Bom Jesus dos Navegantes é colocada no mar nesta terça-feira (31) (Foto: Imagens/TV Bahia)
Galeota com Bom Jesus dos Navegantes é
colocada no mar (Foto: Imagens/TV Bahia)










Já no dia 1º de janeiro, às 8h, Dom Murilo celebra uma Missa na Conceição da Praia; na Boa Viagem, a Celebração Eucarística será presidida pelo padre Uidelfonso Machado de Souza, às 9h.
A procissão da Basílica da Conceição da Praia em direção ao píer da Capitania dos Portos sairá às 10h. Lá, a imagem do Bom Jesus será embarcada na galeota, que fará o seguinte roteiro: cais da capitania, Porto da Barra, cais do Porto, ponta de Humaitá e praia da Boa Viagem. Neste mesmo horário haverá Missa na Igreja da Boa Viagem. Aos domingo fim de tarde no Humaitá pode também desfrutar da boa música do projeto “Domingos Instrumentais”, que acontece nestes dias de dezembro a março, sempre das 17h as 18h30. O projeto musical tem oito anos no local e recebe convidados como Armandinho Macedo, Paulinho Boca de Cantor e bandas alternativas que tocam no Verão de Salvador. 
No Humaitá tem uma baiana de acarajé que vende á preços acessíveis essa iguaria e tem tb um bar que vende cerveja e outras iguarias á preços acessíveis. a frente da igreja tb tem o antigo Panzuá que vende comidas e cervejas a preços acessíveis. na pedra Furada tem o bar com a melhor vista da cidade baixa que é o bar Panorãmica."










Farol da Ponda de Humaitá


Mine Trio 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Porto Seguro


"Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica... não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil.

Cidade Histórica: Construções remetem ao descobrimento<br>
Cidade Histórica: Construções remetem ao descobrimento
Foto: Jota Freitas - Bahiatursa
Agito de sobra na Passarela do Descobrimento, que reúne lojas, bares e restaurantes
Mais de quinhentos anos depois, as belezas naturais que conquistaram Cabral e sua turma continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e ar. Mas elas não são mais as únicas razões. 

A fama da animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia. Entretanto, embora a palavra de ordem seja axé – em especial na praia de Taperapuã e na Passarela do Descobrimento (mais conhecida como Passarela do Álcool) -, há opções também para quem chega em busca de paz e tranquilidade como as charmosas vilas de Arraial d´Ajuda e de Trancoso, próximas à Porto.






Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso. Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as hamoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante. 





No quesito praias, a cidade oferece uma boa gama de ofertas, todas com piscinas naturais de águas mornas, perfeitas para repor as energias. Entre elas, a tranquila Curuípe e a agitada Mundaí, ambas com estrutura de barracas. Mas nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Descobrimento, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia.



E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal - permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.




Em resumo: Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias".















 

Ilha dos Frades(Ponta de Nossa Senhora)

Ilha dos Frades







"Encravada em meio à Mata Atlântica, a Ilha dos Frades é um verdadeiro reduto ecológico. Emoldurada sob a forma de uma estrela de 15 pontas, em cada uma delas fica uma praia. 










A primeira é do Loreto, de mar calmo e águas transparentes, em meio à vasta mata, e onde fica a Igreja de mesmo nome. Na praia da Viração, também de águas claras e cercada de vegetação densa, o destaque são os arrecifes. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, além de abrigar a igreja de mesmo nome, é famosa por servir uma deliciosa lagosta de aperitivo. 






 Em Paramana, vale conhecer o pequeno vilarejo de pescadores. A deserta praia do Tobar é o refúgio ideal para quem busca sossego e tranqüilidade.

Paraíso do ecoturismo, a ilhota, de apenas 8 km de extensão, oferece opções variadas para todos os gostos, desde longas caminhadas e trilhas na mata, a banhos de mar e mergulho contemplativo. Não bastasse a beleza natural, o lugar é palco da religiosidade, herança da ocupação jesuíta e que se evidencia nas suas duas igrejas – Nossa Senhora do Loreto e Nossa Senhora de Guadalupe – datadas do século XVII. 



Para quem gosta de mergulhar na história, o lugar abriga, ainda, as ruínas de um antigo armazém (conhecido como lazareto), onde os escravos ficavam de quarentena, e de uma casa de farinha.






Tombado em 1982 como Reserva Ecológica, a Ilha dos Frades oferece uma boa infra-estrutura turística de bar e restaurante, mas não existem pousadas. Quem quiser esticar a estadia, pode se hospedar em Madre de Deus, de onde partem embarcações para a Ilha. O acesso também é possível partindo do Centro Náutico da Bahia, localizado atrás do Mercado Modelo, em Salvador".

Imbassaí

Imbassaí | Mata de São João

"Foram os primeiros habitantes que apelidaram o lugar de Imbassaí, que, em tupi, significa “caminho do rio”. Não poderia ser de outra forma, pois são muitas as passagens de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, paralelas às dunas, a caminho do mar.
imagemdestaque_data,0,30f9c99d-a269-474c-a411-17c259cf0363.jpg

Situado na Unidade de Conservação – da Linha Verde, o município fica a 63km de Salvador e apenas 13km adiante de Praia do Forte dentro da cidade de Mata de São João. Reúne atrativos para quem busca turismo ecológico e de aventura, com pontos especiais para a prática de rafting e sandboard.
Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente, a partir da inauguração da Linha Verde.



Depois da construção desta estrada, que interliga todos os pontos turísticos da Costa dos Coqueiros, o primitivo lugarejo começou a ser preparado com infra-estrutura hoteleira e de serviços, ganhando, a cada dia, novos equipamentos para receber bem e atender melhor aos visitantes. As pousadas, bares e restaurantes se espalham por uma área de 3km², entre cajueiros, coqueiral e mata.


Os 6 km  de praias são margeados por dunas elevadas, que escondem o Rio Imbassaí, famoso na região por oferecer um tranquilo e revigorante banho de água doce. As barracas estão localizadas na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé, nos tabuleiros das baianas. O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranquilidade do lugarejo".

http://bahia.com.br/cidades/imbassai-mata-de-sao-joao/

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Praia de Arembepe

 
AREMBEPE
 
"Arembepe está situada no Km 23 da Estrada do Coco,e é certamente um ponto turístico bastante conhecido da região graças a Aldeia Hippie remanescentes do movimento de contra cultura dos anos 60 e 70. A etimologia da palavra Arembepe tem origem no idioma indígena tupi guarani e significa “aquilo que nos envolve”. Com aproximadamente uma grande fazenda de coqueiros, que foi aos poucos se transformando em Vila de Pescadores. Arembepe dispõe de cinco belíssimas praias em uma orla de aproximadamente 7 km, todas as praias são de águas mornas e propícias para a pratica de esportes como surf, kitesurf, windsurf, mergulho e um bom banho em piscinas de águas mornas e calmas sendo as praias: do Piruí, Porto,Banheiro,Aldeia e Capivara.A Aldeia Hippie de Arembepe,parece não ter mudado em nada dentro da nova ordem mundial,tudo lá ainda é Paz e Amor, esse paraíso foi visitado por ilustre das artes musicais e culturais do mundo a exemplo de Jannis Joplin, Mick Jager,Caetano, Luiz Melodia e tanto outros.
 
Na praia do porto em Arembepe, os barcos repousam na maré baixa transmitindo tranqüilidade e sossego é uma sensação impar de paz e serenidade, a Vila de Arembepe é assim é como se o lugar tivesse marcado pela natureza para ser só paz e amor. Conhecer Arembepe é promover um encontro de amor com a vida, o lugar é tão abençoado, que até as tartarugas escolheram este paraíso para propiciar e anos depois, esses pequeninos seres já adultos, voltarão para refazer seus ninhos com a finalidade de perpetuar a espécie, sendo que isso acontece a 150milhoes de anos.
 
A localidade de Arembepe hoje sub-distrito do município de Camaçari, foi originalmente uma vila de pescadores. Suas peculiaridades naturais d paisagísticas, a exemplo do rio e lagoas, praias e dunas, atraiam grande numero de veranistas durante a primavera e o verão. A partir da década de 1970 tornou-se ponto de encontro de hippies de varias partes do Brasil e do mundo, tornando-se uma das maiores referências na teoria Aquário. Esse acontecimento gerou a valorização local, despertando o interesse de investidores e turistas. Hotéis e pousadas foram construídos, as praia ganharam varias barracas, bares e restaurantes.
 
 
Nos dias atuais a pratica da pesca e da mariscagem ainda é intensa nas lagoas e no mar. O mergulho em águas calmas é uma das opções de lazer que a localidade oferece. Bastante atrativas também, são as manifestações culturais, a aldeia hippie, o artesanato, a gastronomia e a singularidade popular".