quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ilha dos Frades(Ponta de Nossa Senhora)

Ilha dos Frades







"Encravada em meio à Mata Atlântica, a Ilha dos Frades é um verdadeiro reduto ecológico. Emoldurada sob a forma de uma estrela de 15 pontas, em cada uma delas fica uma praia. 










A primeira é do Loreto, de mar calmo e águas transparentes, em meio à vasta mata, e onde fica a Igreja de mesmo nome. Na praia da Viração, também de águas claras e cercada de vegetação densa, o destaque são os arrecifes. Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, além de abrigar a igreja de mesmo nome, é famosa por servir uma deliciosa lagosta de aperitivo. 






 Em Paramana, vale conhecer o pequeno vilarejo de pescadores. A deserta praia do Tobar é o refúgio ideal para quem busca sossego e tranqüilidade.

Paraíso do ecoturismo, a ilhota, de apenas 8 km de extensão, oferece opções variadas para todos os gostos, desde longas caminhadas e trilhas na mata, a banhos de mar e mergulho contemplativo. Não bastasse a beleza natural, o lugar é palco da religiosidade, herança da ocupação jesuíta e que se evidencia nas suas duas igrejas – Nossa Senhora do Loreto e Nossa Senhora de Guadalupe – datadas do século XVII. 



Para quem gosta de mergulhar na história, o lugar abriga, ainda, as ruínas de um antigo armazém (conhecido como lazareto), onde os escravos ficavam de quarentena, e de uma casa de farinha.






Tombado em 1982 como Reserva Ecológica, a Ilha dos Frades oferece uma boa infra-estrutura turística de bar e restaurante, mas não existem pousadas. Quem quiser esticar a estadia, pode se hospedar em Madre de Deus, de onde partem embarcações para a Ilha. O acesso também é possível partindo do Centro Náutico da Bahia, localizado atrás do Mercado Modelo, em Salvador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário